Madeira Cedro
-
in Pranchado e Degrau de Madeira
Várias espécies de árvore diferentes podem ser chamadas de cedro no mercado madeireiro.
Elas são os cedros branco e vermelho norte-americanos, na verdade membros da família do cipreste; os cedros-verdadeiros europeus; e o cedro-vermelho australiano. Cada uma dessas madeiras tem uma série de benefícios, incluindo cor atrativa, crescimento rápido e durabilidade. No entanto, nem todas as madeiras de cedro são iguais.
Conhecido como cedro-brasileiro, cedro da América Central e cedro-vermelho, essa árvore é nativa das Américas Central e Latina, mas também cresce no sudeste da Ásia e na Oceania. Ela produz alburno pálido e cerne rosa a marrom-escuro com textura áspera. O cerne é bastante resistente a tratamentos conservantes, enquanto o alburno é considerado moderadamente resistente. A madeira é geralmente resinosa e cheia de óleos voláteis.
A madeira de cedro é fácil de aplainar, serrar, lixar, furar, pregar, colar e tornear. Apresenta bom acabamento, em alguns casos pode ocorrer exudação de resina. É muito utilizada em esquadrias, lambris, guarnições, painéis, forros, móveis, chapas compensadas e até em instrumentos musicais.