Madeira Caxeta
-
in Pranchado e Degrau de Madeira
Caixeta ou caxeta é um nome genérico para dezenas de espécies de árvores brasileiras cuja madeira é clara, leve e macia.
Na região de Iguape, caixeta é o nome comum da Tabebuia cassinoides, um parente dos ipês, da família Bignoniaceae, que ocorre em povoamentos quase puros (reboleiras) em terrenos úmidos e alagadiços. Também pode aparecer em locais mais secos em meio à mata. Ao longo da estrada Biguá-Iguape podem ser vistos vários caixetais, já bastante explorados.
Madeira usada em indústria de móveis , portas e para calçados em salto para sapatos. O maior uso atual da madeira da caixeta é a fabricação de lápis. Como é macia, estável e bem uniforme, substitui muito bem o cedro americano, usado por 80% dos produtores mundiais de lápis. Segundo a Faber-Castell, a caixeta tem sido empregada para a fabricação de lápis, ou seja, para fins artísticos ou cosméticos.
Em menor escala, também é usada na produção de solas de tamancos, brinquedos, caixas finas, pasta para papel, violas, esculturas, molduras para quadros, artesanato etc.
Seu emprego amplo ocorre graças à qualidade de sua madeira , que é clara, porosa, de superfície lisa, não racha nem empena quando exposta ao sol, recebe bem tinta e responde bem a tratamento com preservativos, o que pode aumentar ainda mais sua gama de aplicações.